Estágio de Guitarras com a Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música do Vale do Sousa (C.M.V.S.)

Direção Musical – Augusto Pacheco | 3 e 4 de Julho

Formulário de Inscrição

Alunos CCA:  Gratuito
Alunos de outras Instituições: 5€

Inscrições e Pagamento

Enviar ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovativo de transferência bancária e cópia da(s) obra(s) a apresentar, para o e-mail: figamarante@gmail.com

Caixa Geral de Depósitos
IBAN:PT50 0035 0087 00059313930 39

Empresa: CCA Amélia Laranjeira NIF: 501 328 106

– A inscrição e pagamento poderão também ser efectuados diretamente na secretaria do Centro Cultural de Amarante;

– A inscrição só será confirmada após envio do comprovativo de transferência.

– A data limite de inscrição: até 15 de Junho de 2018.

– Em caso de desistência, o valor da inscrição não será reembolsado.

Augusto Pacheco – Maestro que irá orientar o estágio e realizar a segunda parte do concerto dos alunos do CCA

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Licenciou-se na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do Prof. José Pina.
Estudou em Paris, no Conservatoire National da Regiao d’Aubervilliers onde obteve o Premier Prix no Curso Superior de Guitarra na classe do Prof. Alberto Ponce. Com o mesmo professor estudou ainda na École Normale de Musique de Paris.
Estudou Música de Câmara Antiga no Conservatoire Municipal Claude Debussy com o Prof. Ilton Wjunisky, participando na apresentação da ópera Dido e Eneias de H. Purcell.
É mestre em música (performance) pela Universidade de Aveiro. Na sequência deste trabalho gravou em CD a integral da música de câmara com guitarra de Fernando Lopes-Graça.
É doutorado em música (performance) pela Universidade de Aveiro.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores Robert Brightmore, Leo Brouwer, Abel Carlevaro, Jozef Zsapka, Betho Davezac, David Russel e Roland Dyens.
Apresenta-se regularmente, a solo e com diversas formações de música de câmara, nos mais importantes festivais em Portugal. Tocou ainda em França e na Rússia.
Tocou a solo com as orquestras Nacional do Porto, Clássica da Madeira, Esproarte, Filarmonia das Beiras e a Orquestra Russa “Silver Strings”.
Obteve o 2º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Tomar (1º prémio não atribuído) e o 3º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe.
Tem desenvolvido um intenso trabalho a duo com a flautista Raquel Lima – “Duo Pourquoi Pas”. Em 2007 gravou um CD intitulado “Pourquoi Pas”.
É membro fundador do Quarteto de Guitarras Parnaso.
Integra o Duo Soledade com o Violinista Gaspar Santos.
Os Compositores Ângela Lopes, Eduardo Patriarca, Fabio Gorodski, Óscar Rodrigues, Nuno Peixoto, Fernando C. Lapa, Ricardo Ribeiro, Ricardo Abreu e Fernando Valente têm-lhe dedicado algumas das suas obras.
É convidado regularmente para fazer parte do júri de concursos de guitarra, ministrar masterclasses e estágios de orquestra de guitarras.
Fundou e dirige a Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Com esta Orquestra participou no Festival Europeu de Música para Jovens de Neerpelt (Bélgica), alcançando o 1º Prémio Cum Laúde (2002, 2011 e 2015). Obteve ainda o 1º Prémio nos concursos de Orquestras de Guitarras – Gofi Contest em Bad Neuheim-Frankfurt (2006) e Concurso Internacional Cidade de Fundão (2015). Realizou uma digressão na cidade de S. Petersburgo (2004), o concerto final na celebração do 31º aniversário do 25 de Abril da comunidade portuguesa na cidade de Paris (2005) e participou no Euro Jugendmusik Festival Offenburg (2009). Recentemente realizou uma digressão a Nova York tendo-se apresentado no Carnegie Hall (2016). A Orquestra gravou quatro CD’s – “Cordas Soltas”, “Comntrastes”, “Plaisir” e “20 anos Orquestra de Guitarras”.
Dirigiu no ano 2002/2003 a Orquestra de Plectro do Porto.
É maestro convidado da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
É docente na Academia de Música de Vilar do Paraíso e no Instituto Jean Piaget-Viseu.

José Ferra – Responsável pelo Ensemble de guitarras que irá realizar a primeira parte do concerto no dia 4  de Julho

José Ferra (Guitarra): guitarrista natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos, onde concluiu o curso complementar de música variante guitarra clássica em 2005 com a prof. Maria Paula Marques. Terminou em 2009 a licenciatura em guitarra clássica pela ESMAE- Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, sob a orientação do prof. José Pina. Recebeu o 1º prémio no I Concurso de Guitarra Clássica do Conservatório de Música do Porto em 2005. Frequentou masterclasses com Alberto Ponce, Roland Dyens e Artur Caldeira. Estudou com o guitarrista brasileiro Alessandro Penezzi, em que aprofundou conhecimentos dentro do Choro e guitarra de 7 cordas. Na área do Jazz estudou guitarra com Nuno Ferreira e Carlos Mendes, frequentou combos na Escola de Jazz do Porto com a orientação de Pedro Barreiros. Em 2011 ingressou no Mestrado em Jazz Performance na Universidade de Aveiro, onde pode estudar com Mário Delgado, André Fernandes, Mário Laginha, Jesus Santandreu, entre outros, concluí o curso em 2015 sob orientação do prof. Paulo Vaz de Carvalho.

Em 2017 termina o Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto PIAGET, onde pode estudar com o prof. Augusto Pacheco. Deu aulas de guitarra clássica na Escola de Música Óscar da Silva, Escola de Música de Perosinho, Escola de Música Alberta Lima e no Music Club. Actualmente lecciona no Conservatório de Música do Vale do Sousa, Colégio N.S.Rosário e Escola de Jazz do Porto.

Tem-se apresentado regularmente em várias salas e espaços de concerto em Portugal e França, fazendo parte de vários projetos de Música Portuguesa (Tradicional/Pop Rock), Fado, Bossa Nova, Samba ou Jazz.