Apresentação

Após o comprovado sucesso das três anteriores edições do Festival / Concurso Internacional de Guitarra de Amarante a quarta edição deste pretende prosseguir a senda do sucesso alcançado veiculando, afirmando e reforçando o valor da guitarra clássica não só na comunidade amarantina como também na comunidade guitarrística portuguesa.

 

Como enuncia o adágio popular “em equipa que ganha não se mexe” os moldes e os objetivos desta quarta edição serão análogos às três anteriores. Divulgar a guitarra como instrumento solista continua a ser o foco primordial do festival. O caminho da sensibilização dos participantes e ouvintes dos concertos em cidadãos mais qualificados e mais conhecedores das dinâmicas e possibilidades do instrumento vem sendo alcançado a cada edição. A riqueza cultural é algo que nos move.

 

A cidade de Amarante e também o CCA tornaram-se assim, através do festival, referências da guitarra clássica de nível cultural nacional e internacional devido não só à presença dos guitarristas internacionais de renome que atuaram nas últimas edições como também dos jovens guitarristas nacionais e estrangeiros que participaram no concurso. Ambos são “veículos” transmissores da qualidade, competência e rigor da organização, da amabilidade da comunidade local, que tão bem os acolhe. Assim sendo estamos a cimentar um projeto de sucesso que vai fazendo eco nas esferas nacionais e internacionais.