FESTIVAL  INTERNACIONAL
DE GUITARRA DE AMARANTE

FESTIVAL INTERNACIONAL
DE GUITARRA DE AMARANTE

Decorrerá entre os dias 22 de junho a 6 de julho de 2019 em Amarante o V Festival Internacional de Guitarra de Amarante. Evento  organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira que conta com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.

ORGANIZAÇÃO //

CENTRO CULTURAL DE AMARANTE

O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira foi fundado a 3 de Dezembro de 1981 por Maria Amélia Laranjeira. A criação deste projeto surge do gosto e interesse pessoal da fundadora pelas artes e pela promoção cultural. Durante vários anos exerceu o cargo de diretora da instituição dando vida e corpo a inúmeros projetos culturais e educacionais nas diversas áreas.

MasterClasses

MasterClasses

Concurso

Concurso

Concertos

Concertos

Sobre Amarante

Quem visita Amarante, acaba, invariavelmente, por construir uma leitura própria: tão rica quanto a vontade e tão diversa quanto a sorte. Por quantos roteiros definem o concelho, tantas podem ser as imagens e os sabores que os visitantes levam no regresso: arquitetura, religião, arte, natureza, gastronomia.

Notícias sobre o Festival

V FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE 22 DE JUNHO a 6 JULHO

De 22 de junho a 6 de julho, a cidade de Amarante acolhe o V Festival/Concurso Internacional de Guitarra. Evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira – que conta com o apoio da Câmara Municipal! A ON, Orquestra do Norte, junta-se, pela primeira vez, ao Festival Internacional de Guitarra de Amarante e fará o concerto inaugural a 22 de junho. Mas, até 6 de julho as propostas são muitas e diversificadas.

Para além da participação da ON regista-se ainda a inclusão do Festival na agenda cultural do Município. Também pela primeira vez, existirá uma parceria com vários Festivais Europeus, nomeadamente com o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Veria, Grécia, o Concurso Internacional de Guitarra Pittaluga, Itália e o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Klagenfurt, Áustria. Os vencedores de cada um destes festivais tocam em Amarante partilhando o palco com outros guitarristas. No dia 28 de junho atuará o vencedor do Festival de Veria e no dia 29 de junho atuará o vencedor do Festival de Klagenfurt. No futuro, o vencedor do V Festival de Guitarra de Amarante atuará nestes festivais.

O arranque do Festival está marcado para as 22 horas, do dia 22 de junho, no Largo de São Gonçalo. Em palco estarão os Laureados Andrés Madariaga (Chile) e Francisco Luís (Portugal). “Todos os anos trabalhamos para conseguir acrescentar algo diferente ao Festival. Na edição de 2019 ficamos muito felizes por conseguir a parceria com a Orquestra do Norte, a quem vamos dedicar o momento de abertura oficial do evento”, começa por mencionar Taí Laranjeira, o Diretor-Executivo do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira. A pensar no reforço da projeção internacional deste Festival que soma já 5 anos, “a grande aposta passa também por estabelecermos parcerias com Festivais Europeus, o que representa para nós maior diversidade e mais qualidade nos espetáculos que oferecemos, além de promovermos o intercâmbio entre artistas e participantes”, termina.

As atenções do V Festival Internacional de Guitarra de Amarante estarão especialmente voltadas para o francês Judicael Perroy, para o cubano Marco Tamayo e para a espanhola Anabel Montesinos.

Judicael Perroy nasceu em Paris em 1973 e iniciou os seus estudos de guitarra aos 7 anos no Conservatório Municipal Inter-districts de Paris. Tornou-se bastante conhecido como um extraordinário e virtuoso guitarrista clássico e músico, com inúmeros prémios ganhos. Em 1997 ganhou o prestigiado primeiro prémio na 15.ª edição do Concurso Internacional GFA (Guitar Foundation of America) através do qual fez um tour nos Estados Unidos e Canadá realizando mais de 60 concertos e masterclasses. A discografia de Judicael Perroy é variada e maioritariamente de compositores clássicos. Fará o concerto de encerramento, a 6 de julho, no Auditório do CCA, pelas 21h30. Marco Tamayo está em Amarante pelo segundo ano consecutivo. Aclamado como “Rei da Guitarra” pelo jornal italiano L’Stampa em 1999, é vencedor de importantes concursos internacionais. Tocou com renomadas orquestras e maestros por todo o mundo e é, atualmente, figura proeminente da guitarra clássica. Anabel Montesinos, a mais jovem vencedora (aos 17 anos) do Concurso Internacional de Guitarra Francisco Tárrega em Espanha, é personalidade de vulto da guitarra clássica mundial. Vencedora dos principais concursos de guitarra como Michele Pittaluga e Citá di Alessandria, em Itália e Andrés Segóvia em Espanha, Anabel Montesinos atuou pelo mundo fora, com estreia no Carnegie Hall, em 2011. Sobe ao palco do CCA a 5 de julho. Nesse mesmo dia, a segunda parte do concerto fica a cargo do cubano Marco Tamayo.

A 26 de junho tem lugar a Conferência subordinada ao tema “O Mimo e Amarante, cidade da Música”, com a diretora Lú Araújo.

O Concurso de guitarra inicia-se no dia 29 de junho, com quatro categorias: A,B,C e D que se destinam a jovens guitarristas com idades compreendidas entre os 6 e os 16. Nos dias 4, 5 e 6 de julho têm lugar as categorias principais, E e F para guitarristas com idades a partir os dezassete anos e sem limite de idade. O vencedor do Concurso da principal categoria (F), será premiado com 5 mil euros e fará a abertura da VI edição do FIG-Amarante com orquestra.

De Amarante para o mundo, com concertos, masterclasses, estágio e um Concurso Internacional.

Testemunhos