Paulo Ramos iniciou os estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos, com o professor Paulo Peres. Concluiu o Curso Complementar de Guitarra no Conservatório de Música do Porto em 1996, na classe do mesmo professor.
Ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na classe do Professor Artur Caldeira, concluindo a Licenciatura na classe do professor José Pina. Durante o percurso académico participou em Cursos de Interpretação com José Pina, Abel Carlevaro, Aldo Rodriguez, Alberto Ponce, Leo Brouwer e Betho Davezac. Concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço – Grupo M11 Guitarra – na Universidade Aberta em 2010 e, em 2020, foi-lhe atribuído o Título de Especialista na Área de Música. Tem-se apresentado frequentemente em público a solo e em música de câmara. Tem, também, sido convidado para integrar júris de concursos. Em 2017 foi reconhecido pelo Mérito e Excelência na Cultura, tendo sido homenageado pelo Presidente da Junta de Freguesia Matosinhos-Leça. Em 2021 recebeu um Voto de Louvor do SPZN e CFP pelo reconhecimento do trabalho na substituição da atividade letiva presencial. É, desde 2021, Vogal da Direção da Escola de Música Óscar da Silva, tendo sido Presidente entre 2011 e 2021 e integrado a Direção Pedagógica entre 2009 e 2017.
Atualmente integra o corpo docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, da Escola de Música de Leça da Palmeira e da Escola de Música Óscar da Silva, tendo nesta última a seu cargo a direção do Ensemble de Guitarras.