| V FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE 22 DE JUNHO A 6 JULHO |

De 22 de junho, a 6 de julho, a cidade de Amarante acolhe o V Festival/Concurso Internacional de Guitarra. Evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira – que conta com o apoio da Câmara Municipal!

A ON – Orquestra do Norte junta-se, pela primeira vez, ao Festival Internacional de Guitarra de Amarante e fará o concerto inaugural, a 22 de junho. Mas, até 6 de julho as propostas são muitas e diversificadas.

Além da participação da ON, regista-se ainda a inclusão do Festival na agenda cultural do Município. Também pela primeira vez, existirá ainda uma parceria com várias Festivais Europeus, nomeadamente com os Vencedores do Festival de Veria, Grécia, (concerto a 28 de junho); do Festival Pittaluga (Itália) e do Festival Klagenfurt, Áustria, (concerto a 29 de junho). Os vencedores de cada um destes festivais tocam em Amarante, partilhando o palco com outros artistas do programa. No futuro, o vencedor do V Festival de Guitarra de Amarante atuará nestes países.

O arranque do Festival está marcado para as 22 horas, no Largo de São Gonçalo. Em palco estarão ainda os Laureados Andrés Madariaga (Chile) e Francisco Luís (Portugal).

“Todos os anos trabalhamos para conseguir acrescentar algo diferente ao Festival. Na edição de 2019 ficamos muito felizes por conseguirmos a parceria com a Orquestra do Norte a quem vamos dedicar o momento de abertura oficial do evento”, começa por mencionar Taí Laranjeira, o Diretor-Executivo do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira. A pensar no reforço da projeção internacional deste Festival que soma já 5 anos, “a grande aposta passa também por estabelecermos parcerias com Festivais Europeus o que representa para nós maior diversidade e mais qualidade nos espetáculos que oferecemos, além de promovermos o intercâmbio entre artistas e participantes”, termina.

As atenções do V Festival Internacional de Guitarra de Amarante estarão especialmente voltadas para o francês Judicael Perroy (França), o cubano Marco Tamayo e a espanhola Anabel Montesinos.

Judicael Perroy nasceu em Paris em 1973 e iniciou os seus estudos de guitarra aos 7 anos no Conservatório Municipal Inter-districts de Paris. Tornou-se bastante conhecido como um extraordinário e virtuoso guitarrista clássico e músico, com inúmeros prémios ganhos. Em 1997 ganhou o prestigiado primeiro prémio na 15.ª edição do Concurso Internacional GFA (Guitar Foundation of America) através do qual fez um tour nos Estados Unidos e Canadá realizando mais de 60 concertos e masterclasses. A discografia de Judicael Perroy é variada e maioritariamente de compositores clássicos. Fará o concerto de encerramento, a 6 de julho, no Auditório do CCA, pelas 21h30.

Marco Tamayo está em Amarante pelo segundo ano consecutivo. Aclamado como “Rei da Guitarra” pelo jornal italiano L’Stampa em 1999, é vencedor de importantes concursos internacionais. Tocou com renomadas orquestras e maestros por todo o mundo e é, atualmente, figura proeminente da guitarra clássica.

Anabel Montesinos, a mais jovem vencedora (aos 17 anos) do Concurso Internacional de Guitarra Francisco Tárrega em Espanha, é personalidade de vulto da guitarra clássica mundial. Vencedora dos principais concursos de guitarra como Michele Pittaluga e Citá di Alessandria, em Itália e Andrés Segóvia em Espanha, Anabel Montesinos atuou pelo mundo fora, com estreia no Carnegie Hall, em 2011. Sobe ao palco do CCA a 5 de julho. Nesse mesmo dia, a segunda parte do concerto fica a cargo do cubano Marco Tamayo.

A 26 de junho tem lugar a Conferência subordinada ao tema “O Mimo e Amarante, cidade da Música”, com a diretora Lú Araújo.

O Concurso de guitarra inicia-se no dia 29 de junho, com quatro categorias: A,B,C e D que se destinam a jovens guitarristas com idades compreendidas entre os 6 e os 16. Nos dias 4, 5 e 6 de julho têm lugar as categorias principais, E e F para guitarristas com idades a partir os dezassete anos e sem limite de idade. O vencedor do Concurso da principal categoria (F), será premiado com 5 mil euros e fará a abertura da VI edição do FIG-Amarante com orquestra.

De Amarante para o mundo, com concertos, masterclasses, estágios e um Concurso Internacional.