Joaquim Simões é o grande vencedor da Categoria F do III Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. O jovem português, que estuda na Alemanha com Joaquím Clerch levou para casa os 5000€! O 2º lugar foi para o polaco Jerzy Chwastyk e o 3º para o italiano Marco Russo. Na categoria E, o português João Robim foi quem conquistou o 1º prémio.
“Mais um Festival chega ao fim e uma vez mais terminamos com a sensação de missão cumprida. Para nós, esta terceira edição representou a consagração do evento”, começou por comentar, em jeito de balanço, o presidente do CCA – Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira.
À semelhança das edições anteriores, a organização do Festival garante estar já a pensar no próximo ano: “a principal atração deste Festival, além dos nomes incontornáveis do mundo da Guitarra, é naturalmente o montante do 1º prémio”, garantiu Francisco Laranjeira.
Tito Silva, o diretor artístico do Festival, desde a primeira edição, está já a pensar “nas estrelas do próximo ano, sempre com a promessa de surpreender o público, sem descurar a vertente pedagógico do evento, com masterclasses e workshops”.
“O sucesso deste Festival deve-se ao CCA, entidade organizadora, mas também a todos os apoios e parceiros, em especial ao apoio da Câmara Municipal de Amarante que desde a primeira hora disse sim a este nosso desafio!”, terminou, frisando, Francisco Laranjeira.
De 1 a 10 de setembro, Amarante foi palco do III Festival/Concurso Internacional de Amarante. 10 dias | 8 guitarristas de renome internacional | 100 participantes (nacionais e estrangeiros) | Prémios no valor de 12 mil euros. E tudo isto, de Amarante para o mundo! Para o ano há mais!