Joaquín Clerch
O guitarrista Cubano nasceu a 8 de Agosto de 1965 em Havana onde anos mais tarde foi galardoado com um dos mais prestigiados prémios atribuídos pelo governo de Cuba “Orden por la Cultura Nacional”. Joaquín estudou guitarra, música e composição na sua terra natal e em 1989 completou os seus estudos no Instituto Superior de Arte.
“Joaquín Clerch é provavelmente um dos melhores, se não o melhor, guitarristas mundiais da sua geração.” – Eliot Fisk
Em 1990 Joaquín Clerch continuou os seus estudos no estrangeiro, na Universidade Mozarteum, em Salzburgo, Áustria onde foi aluno de Eliot Fisk e onde estudou música antiga com Anthony Spiri e Nikolaus Harnoncourt. Em 1991 Clerch terminou os seus estudos em Salzburgo com honras e recebeu um prémio por feito artístico notável atribuído pelo Ministro Austríaco da Ciência e Pesquisa. Ainda em 1991 iniciou a sua carreira internacional como professor, primeiro como professor assistente de Eliot Fisk na Mozarteum e mais tarde lecionando no Conservatório de Munique. Desde 1999 leciona guitarra no Conservatório Robert Schumann em Dusseldorf. Os seus alunos ganharam prémios internacionais e menções honrosas nas principais competições incluindo no prestigiado Concurso Internacional de Guitarra Francisco Tárrega, onde ganharam o primeiro prémio durante anos consecutivos (2004-2007). Muitos dos seus alunos são agora renomados guitarristas e professores em conservatórios e escolas de música por todo o mundo.
“Joaquin Clerch é um músico excecionalmente talentoso. Não só é um guitarrista virtuoso excelente e extremamente poético, como também comprovou ser extraordinariamente intelectual em aspetos relacionados com a prática da performance e a criação de música em geral.” – Nikolaus Harnoncourt
Clerch ganhou importantes competições de guitarra como o Concurso Internacional Andres Segovia, em Granada, Espanha; o Concurso Internacional de Guitarra Heitor Villalobos, no Rio de Janeiro, Brasil; o Printemps de la Guitare, em Charleroi/Bruxelas, Bélgica e o ARD, em Munique, Alemanha. Atuou em muitas cidades e em prestigiadas salas de espetáculos por todo o mundo. Também atuou como solista com inúmeras, reconhecidas e prestigiadas orquestras internacionais.
“Algumas pessoas nascem simplesmente para fazer música: algumas como Mozart ou como o guitarrista cubano Joaquín Clerch.” – Klassieke Zaken
Clerch não é somente um afamado guitarrista como é também compositor. As suas obras para guitarra são publicadas na Musikverlag Zimmermann e as suas performances editadas pela Naxos. Em 2009 ganhou o prémio Echo Prize for Classica Cubana (CD). Em 2012 ganhou o prémio Cuba Disco pela performance das obras completas de Carlos Fariñas.