Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Concerto de Jan Depreter

September 10, 2017 @ 22:00

Jan Depreter

“Desde Segovia, não ouvi nenhum outro guitarrista como ele” disse o guitarrista belga Paul Monballieu acerca do seu colega Jan Depreter enquanto René Hermans o apelida de Horowitz da guitarra e Odair Assad o coloca no top 10 dos melhores concertistas de guitarria clássica no mundo.

Depreter tem mestrado em Música por diversas universidades e é um vencedor de prémios em mais de 16 competições, de Tóquio a Paris. Entre os seus professores destacam-se Zoran Dukic, David Russell e Manuel Barrueco. Os seus prémios mais importantes foram ganhos em Alhambra, Paris, Tóquio, Viena, assim como nos concursos Francisco Tárrega e Andrés Segovia em Espanha. A sua última, e mais importante vitória, depois de ter ganho Printemps de la Guitare, foi ter sido condecorado pela raínha Fabiola da Bélgica. Tendo atuado em palcos longínquos, mas não tão longe assim, como Américas, Rússia, Austrália e por toda a Europa. Recentemente atuou para os monarcas reinantes da europa em direto na televisão e conta com seis atuações esgotadas do Concerto de Aranjuez de Rodrigo e do Concierto del Sur de Ponce, nas maiores e mais prestigiadas salas da sua terra natal, Bélgica. Entre 2001 e 2003 foi professor de guitarra no Royal Conservatory de Antuérpia. Desde então tem sido regularmente convidado para lecionar masterclasses pelo mundo fora. Em 2017 leciona e atua no Festival GFA, na Califórnia, EUA, no Festival Heinsberg, na Alemanha e no festival Aberdeen, na Escócia e fará tourné com a estrela barítono Werner Van Mechelen, com “Winterreise” de Schubert. A sua atuação no Festival Internacional de Guitarra de Amarante, Portugal marca a muito antecipada estreia de Jan Depreter em Portugal. As suas próprias composições para guitarra são publicadas pela Ricordi. Aclamadas produções em CD com Klara, Sony e Brilliant Classics documentam as suas conquistas artísticas. O seu CD completo de Turina, pela Brilliant Classics foi álbum do ano de guitarra clássica na Alemanha.

Jan Depreter vive atualmente em Antuérpia onde é o anfitrião do seu próprio festival internacional de guitarra em Novembro e ele ainda sente que tocar guitarra é provavelmente o maior divertimento. Pelas suas extraordinárias contribuições para a vida cultural na Flandres e mais além, Jan Depreter foi homenageado pela sua cidade natal de Antuérpia com o prémio anual “Cultuurprijs” em 2017.

“Se Bach tivesse tocado guitarra teria provavelmente soado assim.” – Passauer Neue Presse

“Um Julian Bream belga.” – John Duarte

“Uma estrela brilhante no firmamento da guitarra.” – Walter Peschl, NPN

“Um dos melhores concertos de guitarra ao vivo que já ouvi.” – Matthias Dammann, luthier

 

Details

Date:
September 10, 2017
Time:
22:00
Event Category:

Organiser

Centro Cultural de Amarante
Phone:
255 424 285
Email:
centroculturaldeamarante@gmail.com
Website:
www.cc-amarante.pt

Venue

Centro Cultural de Amarante
Rua Nova nº112
Amarante, Porto 4600 – 093 Amarante Portugal
+ Google Map
Phone:
255424285
Website:
www.cc-amarante.pt