Entre os dias 4 a 8 e 18 a 21 de setembro de 2015 teve lugar o I Festival/Concurso Internacional de Guitarra Amarante, nas instalações do Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira.
Este evento reuniu, no mesmo Festival e pela primeira vez, quatro grandes nomes da guitarra clássica: Marcin Dylla, Anton Baranov, Rafael Aguirre e Dejan Ivanovic.
Com 45 participantes nas diversas categorias a concurso, vindos de várias partes do mundo, quase 500 espetadores a assistir aos quatro concertos e mais de 40 participantes nas masterclasses lecionadas pelos quatro guitarristas convidados, a I edição do Festival foi um sucesso.
Para além de Portugal, países como o Brasil, Ucrânia, Espanha, Dinamarca, Coreia do Sul, Croácia, entre outros, estiveram representados no concurso.
Cinco mil euros foi quanto recebeu o jovem Francisco Morais Franco, natural da Covilhã, vencedor da última categoria.
O I Festival Internacional de Guitarra de Amarante despertou a atenção de vários participantes e, entre outras personalidades do mundo da guitarra e do ensino, a da musicóloga francesa Sylviane Falcinelli. Foi, também, amplamente referenciado e elogiado pela comunidade portuguesa de guitarristas, que participou com elevado interesse, nas diversas atividades propostas no programa.
Os concertos com guitarristas de alto nível, de renome mundial, atraíram centenas de pessoas, vindos de todo o país e do estrangeiro.
Para além da dinamização da economia local e do impacto nacional, o Festival deu dimensão internacional à cidade de Amarante, à sua cultura e às suas gentes. Os participantes internacionais ficaram impressionados com a beleza da cidade, com a receção e hospitalidade, com a organização do Festival, manifestando o seu agrado nas redes sociais e nos seus países de origem.
O CCA e a cidade de Amarante tornaram-se, desde o I Festival/Concurso de Guitarra de Amarante, referências nacionais e internacionais, no mundo da guitarra.