De 30 de junho a 8 de julho, Amarante acolheu o IV Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, evento organizado pelo Centro Cultural Amarante – Maria Amélia Laranjeira, com o apoio da Câmara Municipal.
Marco Tamayo, Gabriel Bianco, Pedro Rodrigues, os Laureados do III Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, Joaquim Simões e João Robim, Concertos e Masterclasses, um Concurso com várias categorias, a Conferência “1918 – Amarante e o Mundo” e o Estágio de Guitarras, com os alunos do Conservatório de Música do Vale do Sousa, completaram o cartaz da IV edição.
Esta edição contou, ainda, com algumas novidades! O guitarrista Pedro Rodrigues tocou, em estreia mundial, uma obra de um jovem compositor português e o Concerto do grande vencedor do Concurso da III edição, Joaquim Simões, teve lugar na cidade do Porto, na Igreja do Carmo.
Andrés Madariaga, o jovem chileno, de 31 anos que, atualmente, estuda em Salzburg, na Áustria, foi o grande vencedor da Categoria F, do Concurso da IV edição! Vencedor do Primeiro Lugar da categoria F, levou para casa um cheque de 5000 euros e fará a abertura da quinta edição do Festival.
A continuidade do sucesso desta iniciativa é apontada pelo presidente do Centro Cultural Amarante, Francisco Laranjeira, como principal ambição para a consolidação do Festival, afirmando e reforçando, a cada edição, o valor da guitarra clássica na comunidade amarantina e na comunidade guitarrística portuguesa.